Quando junho chega, os sertões de Crateús e Inhamuns já sentem a energia da Feira da Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária. Em 2019 será a sua décima quinta edição. São 15 anos celebrando a vida no semiárido em sua potência produtiva a partir da convivência, da organização popular e da prática da agroecologia. A razão de ser da feira está no tema deste ano: o cuidado com a Casa Comum. Afirmando que produção, consumo e comercialização devem gerar vida e, portanto, estar em equilíbrio com a natureza e as pessoas.

São mais de 350 feirantes, de várias regiões do Ceará e de outros Estados do país, e mais de 30 entidades envolvidas na construção da Feira, entre organizações sociais, movimentos, instituições de ensino e poderes públicos.

A Feira acontece na Praça Gentil Cardoso (Praça dos Pirulitos) nas noites do dia 06 e 07 junho, a partir das 17h, com atrações culturais de grandes artistas cearenses, como o compositor Edson Barros, a jovem sanfoneira Elane Lima e o cantor Fábio Carneirinho.

Além da programação na praça, a Feira conta com diversas atividades que já começam nesta quarta, dia 05. São oficinas, seminários e intercâmbios de experiências em diferentes municípios do território. Acontecem também a II Mostra de Cinema dos Sertões de Crateús e Encontros Nacionais e Interestaduais mobilizados pela Rede Cáritas Brasileira, Conselho Pastoral dos Pescadores, Movimento de Pescadores e Pescadoras Artesanais, Instituto Terramar e CISV.