Durante os dias 24 e 25 de maio de 2018, a Cáritas Brasileira Regional Ceará vivenciou um Retiro, na Casa de repouso São José, localizada na Serra do Estevão, no Município de Quixadá. O tema principal foi: Cristãos leigos e leigas, sujeitos na Igreja em saída, a serviço do Reino: Sal da Terra e Luz do Mundo, Mt 5,13-14. Fomos acolhidos pela beleza da natureza da serra e pela ciranda de apresentação dos participantes que trouxe de início a grande alegria de termos em nosso meio novos agentes Cáritas vindos das terras de Crateús e a representação das Cáritas de Crato, Fortaleza, Iguatu, Itapipoca, Sobral e Tianguá. Nosso retiro contou com a excelente mediação do Reni Dino, que nos convidou a partilhar a vida, os sonhos e a nos cuidar, para que pudéssemos imergir em nossa natureza, fortalecendo nossos potenciais de vitalidade, criatividade, sexualidade, afetividade e transcendência, buscando um mergulho no equilíbrio do movimento dos elementos dentro de nós, criando condições favoráveis para a manifestação do nosso propósito existencial.

O primeiro dia foi de muita leveza e encantamento. Vivenciamos a prática do relaxamento, que foi de fundamental importância para o encontro de contemplação à natureza, através do aprofundamento da respiração e de posições musculares que proporcionaram a sensação de plenitude. Praticamos a constelação familiar entrando no estado profundo da nossa consciência, de forma pessoal e coletiva, sob a ótica das nossas relações familiares. A prática trouxe a memória dos nossos antepassados. Foi um momento ímpar onde pudemos identificar como as nossas raízes nos moldam. O Reni nos envolveu na prática da biodança em grupo, com exercícios lúdicos, trabalhando a dança da vida e do amor. Com a música, praticamos movimentos que nos ajudaram a melhorar a relação com o mundo, finalizando assim um dia agradável, cheio de novas experiências.

No segundo dia fomos convidadas/os a partilhar nossa história de caminhada como Cáritas: quantas experiências de vidas já nos embalaram nesse caminho, quantos compromissos assumimos junto às comunidades ou grupos acompanhados, qual nossa missão à Luz do Evangelho de São Mateus, que afirma que somos “ Sal e Luz do mundo”. E assim, partilhamos o pão e o vinho, sinais de Vida, encerrando nosso retiro com o sentimento de estarmos plenos do cuidado, da reflexão e do Amor.

Solange Santana Filgueiras, agente da Cáritas Diocesana de Crato

No related posts.