Já está tudo pronto para acolher os/as convidados/as que virão de várias cidades do nordeste para participar de 6 a 8 de novembro do encontro Interregional da Cáritas na praia de Aquiraz, litoral leste do Ceará.

Durante três dias os participantes vindos do Regional Nordeste II, Nordeste III, Maranhão, Piauí e Ceará estarão concentrados para refletir e debater o tema da Campanha Mundial: “Uma família humana, pão e justiça para todas as pessoas”, lançada pela Cáritas Internacionalis em 2013. O desejo é de dialogar e perceber caminhos para o enfrentamento dessa realidade que ainda castiga muitos países.

Dentre os objetivos principais queremos chamar a atenção e debater com os participantes a realidade social do país em todos os universos e dos gestos solidários referentes a essa situação. Além disso, queremos dar visibilidade às ações da campanha em todo nordeste, principalmente no Ceará, comungando com as ações de luta e defesa de direitos; dar continuidade ao debate da 5ª semana social brasileira; reunir agentes e defensores dos direitos humanos nessa causa e uma maior articulação entre os regionais no intuito de construir estratégias comuns de ação.

Na programação haverá a apresentação de vários painéis e debates temáticos, como: Análise de conjuntura da realidade da fome e pobreza; o modelo de desenvolvimento e os impactos dos grandes projetos sobres as comunidades e balanço da campanha mundial. Para os painéis contaremos com o apoio de parceiros dos movimentos sociais como Rodrigo Medeiros e Cristiane Faustino.

Um dos diferenciais desse encontro será o Dia de Mobilização de Combate à fome e à pobreza realizada no dia 7 de novembro na comunidade do Jangurussú a partir das 16h. As famílias receberão visitas dos participantes para conhecer suas realidade e ações desenvolvidas. Na ocasião haverá um cortejo com reivindicações dos moradores pelas ruas do bairro e no fim da tarde uma celebração ecumênica.

No sábado, último dia do encontro será feito o envio dos participantes para suas regiões.

Serão dias intensos de trabalho, reencontro, alegria, debates e planejamento. A expectativa é que o resultado do encontro afine os debates sobre um tema tão sério e ajude no fortalecimento das lutas conjuntas sociais e políticas na defesa incansável pela vida.

Por Jeane Freitas, comunicadora da Cáritas Regional Ceará

No related posts.