Deu início na noite de ontem (18) a 14ª Assembleia da Cáritas Brasileira Regional Ceará com o tema “Por um Ceará sem fome e sem pobreza”. Um momento místico acolheu os representantes na assembleia que partilharam e brindaram com vinho e pão o sucesso que a assembleia será na perspectiva da reflexão do tema que será refletido durante os dias de encontro e as demais pautas.

Até o dia 20 as Cáritas diocesanas, entidades membro, bispo referencial da CNBB Regional NEI, Dom José Haring e convidados farão um intenso debate sobre os impactos do tema que está em sintonia com a campanha mundial da Cáritas Internacional que apela “Por uma família humana sem fome e sem pobreza” e com o tema da assembleia nacional que acontecerá em outubro e que terá como tema “Um mundo sem fome e se pobreza: e não havia necessitados entre eles”. A temática contará com a presença de assessores da Cáritas Nacional, Cristina Nascimento da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA) e Carlos Manso da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Além da reflexão do tema a assembleia fará um balanço dos resultados do plano quadrienal 2012/2015; os preparativos para a comemoração do Jubileu de 25 anos da Cáritas Regional; a aprovação dos relatórios de prestação de contas e eleição para a escolha da/o secretária/o regional para os próximos quatro anos.

Este preparativo para a assembleia nacional traz também para a caminhada da Cáritas a possibilidade de avaliar, refletir e celebrar o serviço em rede e a vida futura que se quer para dar continuidade aos trabalhos.

Por Jeane Freitas, comunicadora da Cáritas Ceará