O projeto Tecendo Redes de Solidariedade da Cáritas Brasileira que apoia a rede bodegas foi selecionado no edital 2012 do programa da Oi futuro e está voltado para ações de economia solidária. A ação irá contemplar 386 produtores/as e artesão pelo período de dois anos.

O projeto tem como meta o fortalecimento da comunicação da rede bodega assim como a multiplicação das ações de produção, comercialização e consumo, baseadas nos princípios da economia solidária e práticas de manejos sustentáveis dos agroecossistemas, para ampliar geração de trabalho e renda, visando à qualidade de vida dos/as produtores/as.

O projeto está estruturado a partir de três metas que inclui ampliar as tecnologias de produção e comercialização solidária das bodegas; qualificar e equipar os/as produtores/as para o desenvolvimento profissional ampliando as oportunidades de trabalho e renda; fortalecer e ampliar a organização comunitária da rede bodega em consonância com o movimento de economia solidaria do estado e do Brasil.

Com essa ação espera-se obter resultados ainda maiores na área da divulgação dos produtos e da cultura local, assim como a qualidade dos produtos e aumento das vendas com ampliação de consumidores que ajuda a favorecer o consumo ético e solidário das comunidades envolvidas. Essa ação também fortalece os produtores/as nos processos de produção, comercialização e autogestão.

A rede bodegas está nas regiões do Vale do Jaguaribe (Litoral leste), Região Norte, Região metropolitana de Fortaleza e serra da Ibiapaba.

Por Izabel Cristina, Cáritas Regional Ceará

No related posts.