Entrada e pipoca grátis para quem quiser assistir o filme em forma de documentário “Dom Fragoso”, do cineasta cearense Francis Vale. A exibição será realizada na diocese de Crateús no dia 17 de abril, quarta, às 19h30min no Cyne Poti, na Rua do Instituto Santa Inês, 231, Centro de Crateús.

Fatos importantes da História do Brasil, sua experiência junto ao bispado, organização de trabalhadores, sindicatos e combate as atrocidades cometidas pela ditadura militar fazem parte das exposições de Dom Fragoso abordadas no filme.

Dom Fragoso, que faleceu em agosto de 2006 aos 85 anos foi o primeiro Bispo da Diocese de Crateús onde permaneceu durante 34 anos. Sua vida foi dedicada à teologia da libertação e trabalho junto aos pobres e trabalhadores rurais do qual lhe rendeu o título de “profeta dos pobres”.

 

Sobre Francis Vale

Considerado como memória viva do cinema do Ceará e referência na área cinematográfica, Francis Vale tem uma vasta experiência como diretor, produtor e roteirista. Além disso, é sócio-diretor e ex-presidente da Associação Brasileira de Documentarista seção Ceará.

De família religiosa da região de Crateús, já dirigiu dezenas de filmes entre eles o mais recente “Dom Fragoso”. O cineasta relata sua admiração pela vida comprometida de Dom Fragoso que deixou como legado a dedicação às causas populares, principalmente ao lado do povo pobre e trabalhador.

 

Por Jeane Freitas, comunicadora Cáritas Regional Ceará

No related posts.