É com muita alegria que chegamos aqui na realização de nosso I Encontrão Regional das Juventudes. E para chegar aqui percorremos um caminho longo que se inicia em nossas comunidades, na organização cotidiana dos grupos de jovens e do acompanhamento das Cáritas Diocesanas, Pastoral Social de Tianguá e Cáritas Arquidiocesana de Fortaleza. Muitas atividades fomos realizando ao longo desses dois anos de ação do Regional Ceará com as Juventudes em torno das temáticas Convivência com o Semiárido, Economia Popular Solidária e Participação e Organização.

Essas temáticas também permearam nossas atividades nos momentos de articulação nos interdiocesanos: Fortaleza/Itapipoca, Crateús/Sobral/Tianguá e Iguatu/Crato/Limoeiro do Norte. Além das temáticas dividimos também alegrias, sorrisos, inquietações e , principalmente, sonhos. E é por conta desses sonhos que nós mantemos vivos/as que estamos aqui, ao mesmo tempo finalizando e recomeçando nossa ação.

Para percorrer esse caminho muitas vezes nos perguntamos o que caracteriza o comportamento dessa geração a qual hoje chamamos de Juventudes, quais serão seus interesses no mundo? Por que ela não adere a hábitos valorizados no passado, como o engajamento num partido ou a leitura de um jornal diário? Como expressa seus desejos de transformação, que parecem desdobrar-se em múltiplas causas e campanhas, às vezes fragmentadas?

Nesse caminho fomos percebemos que nossa geração busca se organizar de forma não-tradicional e também que suas formas de expressão as mais diversas e diferentes. Continuamos indo as ruas para reivindicar, mas também estamos na internet, compartilhando nossas idéias. Estamos nos expressando, principalmente, pela via da arte: cantando, representando, declamando, desenhando o mundo, de novo, com nossos sonhos.

São com essas perguntas, inquietações e, principalmente sentimentos que acolhemos a todos e a todas. Esperamos que esse Encontro consiga demonstrar o nosso rosto de Juventudes e que ao longo do caminho fortalecendo também nossa identidade de Juventude Cáritas que acredita que podemos e que já estamos construindo um mundo melhor, de diversas maneiras, mas sempre com alegria.

No related posts.